terça-feira, 24 de abril de 2007

Rafael Rocha, um de nossos membros, lançou um blog que traz notícias sobre os mercados nacional e internacional de RPG. Nas suas próprias palavras:

"Nas últimas semanas tenho acompanhado mais blogs, sites e Live Journals de pessoas relacionadas à indústria do RPG do que portais de notícias e páginas de editoras, e me surpreendi com a quantidade de informações bacanas e interessantes que sequer chegam a fóruns e afins. Curiosidades sobre a produção de um determinado produto, ótimas referências de leituras e a reação dos escritores e designers as críticas e sugestões do público foram às coisas que mais me atraíram neste tipo de página, que infelizmente não existe no Brasil.

Por outro lado estou cercado de pessoas que levam o RPG bem a sério (mas não o suficiente para se tornarem cultistas, canibais ou jogadores de live action), que adoram discutir exaustivamente sobre as escolhas feitas em cada sistema/cenário/aventura e outras questões relacionadas ao design dos jogos de RPG. Essas discussões são extremamente divertidas e me impulsionam a tentar coisas novas em meus jogos e no material que escrevo, além de geralmente renderem ótimas piadas envolvendo os sistemas preferidos de cada um. Recentemente estava me questionando porque nunca escrevi sobre elas o tanto que deveria enquanto havia tempo, pois minha memória é horrível e acredito que já perdi muito destas discussões com o passar dos anos.

E finalmente estava sentindo falta de escrever algo relacionado à cultura nerd e RPG em especial. Com o hiato da Dragão Brasil no fim de 2006 eu parei de escrever qualquer coisa relacionada a RPG, assim como nunca me dediquei a escrever sobres outros assuntos de meu interesse como quadrinhos, séries, outros jogos, cinema e música.

O objetivo aqui então é preencher essas três lacunas em ordem de importância: Primariamente é um espaço onde colocarei meu ponto de vista sobre a indústria do RPG (gringa e nacional), além de comentar os projetos que estou envolvido. Em segundo plano pretendo escrever um pouco sobre a teoria envolvida na criação dos jogos e o que aprendo constantemente com o ótimo grupo de jogadores que conheço. E eventualmente pretendo escrever sobre as pequenas maravilhas do mundo nerd que fazem nossas vidas mais divertidas apesar da vida acadêmica e/ou trabalho.

Meu nome é Rafael Rocha e essa é a Área Cinza!"

Toda semana o Área Cinza é atualizado com notícias e comentários diversos a respeito do cenário de RPG mundial. Recomendo a leitura!

::Rafael Barbi

Nenhum comentário:

© O Círculo. Todos os direitos reservados.