quarta-feira, 13 de junho de 2007



Cyberpunk + Voodoo + First Person Shooter + Baianas Mensageiras de Santa Luzia = Shadowrun!

A Microsoft e a FASA Studio lançaram um First Person Shooter baseado no RPG Shadowrun em maio desse ano. Quando anunciaram que o jogo seria ambientado no Brasil acabaram comentendo a gafe de dizer que Brasília e Santos ficavam próximos... Tudo indicava que ser mais um daqueles produtos com Brasil pra gringo ver. Mas pelo menos uma iniciativa bacana eles tiveram: a de incluir música nacional nos trailers do game.

Quem conhece o RPG sabe da historinha do mundo de Shadowrun. A magia retornou e catástrofes místicas ocorreram, monstros sugiram, pessoas foram tranformadas em criaturas míticas e as culturas "primitivas" usaram seu dom pra dar o troco na civilização ocidental. No FPS os jogadores encarnam membros de facções rivais que disputam o controle de Santos, onde foram descobertos antigos artefatos de poder. Pela aparência dos artefatos místicos do jogo dá pra ter uma idéia de que os criadores imaginam que o candomblé brasileiro tem muita semelhança com o vudu hatitiano - ou com os clichês do vudu.

Apesar de algumas resenhas negativas, confesso que fiquei feliz com o fato da música ter casado muito, muito bem com a ação frenética do trailer. Resta esperar pra ver.

Editado: Os artefatos na verdade foram descobertos em uma pirâmide (?) localizada em Santos (??) com um que visual asteca (???). Se queriam pirâmides astecas, podiam ter ambientado o jogo no México, não? O Brasil tem povos muito interessantes culturalmente, alguns com twists bem interessantes pra tramas de magia ancestral, só que nenhum deles construiu pirâmides!

::Rafael Barbi

Via Diário de um Roleplayer.

Nenhum comentário:

© O Círculo. Todos os direitos reservados.